VÍDEO: Homem é agredido por guardas municipais em Itapuã após abordagem; GCM e Transalvador se manifestam

CÉLIO NOTÍCIAS
Por Célio Roberto
0

 https://www.bnews.com.br/media/_versions/outubro_2025/whatsapp_image_2025-10-06_at_15.33.09_widelg.jpeg

Um homem foi agredido por guardas municipais no bairro de Itapuã, em Salvador, no final da tarde do último domingo (5), após passar por uma blitz. Segundo uma fonte informou ao Bnews, o homem foi seguido pelos guardas, sendo abordado e agredido momentos depois na Rua Flamengo, próximo a um condomínio.

Imagens de segurança mostram o momento em que os agentes seguem o homem, que estava em um veículo. O motorista, que segundo relatos possui cerca de 60 anos, sai correndo de dentro do carro e encosta no muro, sendo abordado pelos três guardas que o seguram e começam a espancá-lo. 

Ele tenta correr, é derrubado e agredido até ser imobilizado e conduzido ao veículo. “Abalado com uma situação dessa. Porque foram três guardas municipais em cima dele, entendeu? E a filmagem realmente é bem grave”, afirma um morador da região.

O homem foi para a Central de Flagrantes nos Barris e depois encaminhado para a UPA. Ele voltou a passar mal e foi para a emergência novamente. Não há mais detalhes do atual estado de saúde do motorista.

O que diz a Guarda Civil Municipal

Em contato ao BNews, a Guarda Civil Municipal (GCM) informou que os agentes estavam em blitz na Avenida Orlando Gomes, em Itapuã, apoiando a Operação Respeite a Vida da Transalvador.

“Conforme o Boletim de Ocorrência registrado na Central de Flagrantes, um motorista que recebeu ordem de parada fugiu repentinamente, mesmo com o veículo parado na área de segurança, alegando possuir um documento de liberação. Essa fuga gerou a colisão do seu carro com uma viatura da Guarda e uma manobra que colocou em risco a integridade dos servidores e de terceiros”, afirma em nota.

A GCM também explicou que "o acompanhamento tático levou à abordagem do indivíduo em frente à sua residência, onde ele resistiu ativamente à prisão, sendo necessária a contenção física pelos agentes, em estrita conformidade com os protocolos de uso progressivo da força para garantir a segurança de todos".

“A Guarda Civil Municipal ressalta que todas as ações foram estritamente reativas à tentativa de fuga e à resistência à prisão, visando a preservação da vida e a execução da lei”, finalizou em nota.

O que informa a Transalvador

Em nota, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou que, durante a blitz da Operação Respeite a Vida, realizada na tarde de domingo (5), na Avenida Orlando Gomes, sentido Paralela, “um condutor desobedeceu à ordem de parada após terem sido detectados sinais de ingestão de álcool na primeira aferição do etilômetro”.

Segundo o órgão, “quando o agente pediu que ele encostasse o veículo para passar por uma segunda aferição, em outro aparelho, o motorista se recusou a realizar o teste e tentou fugir, sendo abordado por guardas municipais mais à frente”. 

Ainda conforme a Transalvador, “convidado a fazer um segundo teste, novamente o cidadão se recusou. Diante disso, o agente informou que ele seria autuado por recusa a se submeter ao teste do etilômetro (art. 165-A do CTB). Também foi constatado atraso no licenciamento do veículo (art. 230, inciso V, do CTB)”.

A autarquia acrescentou que “ao ser avisado das autuações, o motorista entrou no veículo e tentou, novamente, fugir do local, momento em que levou materiais de sinalização, danificou uma viatura da Guarda Civil Municipal e atingiu servidores municipais, que não chegaram a ficar feridos”.

“Mais uma vez, os guardas municipais conseguiram interceptar o condutor. Por transpor, sem autorização, bloqueio viário policial (art. 210, CTB), o cidadão também foi autuado”, finalizou a Transalvador. O órgão informou que os agentes encaminharam o homem à Central de Flagrantes, onde o registro foi realizado.

Fonte:BNEWS 

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Check Now
Ok, Go it!