A Casa Branca, nos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (20), a retirada da tarifa de 40% sobre alguns produtos brasileiros do setor agrícola. A decisão é válida para os produtos que entrarem nos EUA a partir de 13 de novembro.

Segundo o site G1, a decisão do presidente Donald Trump informa que alguns produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem, publicada no Decreto Executivo 14323. Ainda não há informações sobre os produtos específicos, mas foram incluídos na lista carnes, café e outros produtos agrículas.

Na última sexta-feira (14), o presidente dos EUA já havia decidido reduzir tarifas sobre a importação de carne bovina, tomate, café e banana de maneira retroativa.

O movimento ocorreu após recomendações de autoridades responsáveis por monitorar o estado de emergência declarado no estado desde abril. Desde a adoção da tarifa de 50% sobre o café, em agosto, exportadores brasileiros registraram forte retração. Segundo o Cecafé, em outubro as vendas caíram 54,4% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.