Um homem de 27 anos, com histórico criminal por porte ilegal de arma de fogo em Minas Gerais, foi preso nesta segunda-feira (22) no município de Caraíbas, no sudoeste da Bahia. Ele é investigado por crimes de estelionato e extorsão praticados contra familiares de vítimas de homicídios em diversas cidades baianas e também em outros estados.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito utilizava um método específico de atuação, monitorando informações sobre mortes violentas divulgadas na internet. A partir desses dados, ele entrava em contato com pais e parentes das vítimas, afirmando falsamente integrar um grupo criminoso e alegando que a pessoa assassinada teria dívidas relacionadas ao tráfico de drogas.

Para coagir as famílias e exigir pagamentos, o investigado enviava imagens de armas de fogo e fazia ameaças, dizendo que atentaria contra a vida dos familiares caso os valores não fossem transferidos. As apurações apontam ainda que, antes de ser localizado, o homem chegou a zombar das forças de segurança, acreditando que não seria identificado.

O trabalho de inteligência identificou a atuação do suspeito em municípios como Eunápolis, Itabuna, Barreiras, Conceição do Jacuípe, Candiba e Salvador, além de registros em São Miguel dos Campos, no estado de Alagoas. Entre os casos apurados estão ameaças contra familiares de um motorista por aplicativo e de um jovem morto dentro de uma academia, ambos em Eunápolis. Em Salvador, a mãe de uma vítima foi coagida a realizar pagamentos logo após o assassinato do filho.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em um imóvel em Caraíbas, os policiais apreenderam um aparelho celular e um dispositivo de armazenamento de dados. O suspeito não ofereceu resistência e permanece custodiado, aguardando audiência de custódia. Posteriormente, ele será transferido para o Conjunto Penal de Eunápolis.

A operação foi realizada de forma integrada por equipes da 23ª Coorpin/Eunápolis, 10ª Coorpin/Vitória da Conquista, GATTI/Sudoeste, Delegacia Territorial de Caraíbas e do Núcleo de Inteligência (NI).