https://midias.correio24horas.com.br/2025/02/11/policia-militar-em-tancredo-neves-2605681-article.jpeg

O Plenário do Senado aprovou o projeto que unifica o limite nacional para o ingresso nas carreiras de policial militar e bombeiro militar, na quarta-feira (10). O texto prevê 35 anos para oficiais e praças e 40 anos para oficiais médicos, de saúde ou com outras especializações. Atualmente, a idade varia por estado, geralmente entre 25 e 35 anos. 

Apresentado pelo deputado Guilherme Derrite (PL-SP), o PL 1.469/2025 será analisado pelo presidente Lula (PT). O texto foi aprovado com relatório favorável do senador Jorge Seif (PL-SC).

Além de fixar as idades máximas, Jorge Seif determina em seu relatório que a verificação da idade deve ocorrer na data de publicação do edital do concurso público, não na data da inscrição, como constava no texto da Câmara. A mudança foi feita por meio de uma emenda de redação.

Na justificativa do projeto, o autor aponta que editais de concursos nos estados estabelecem limites de idade variados, sem correspondência com a atual expectativa de vida da população. Para Seif, a unificação desses critérios é necessária para garantir isonomia nos processos seletivos.

Correio