/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/3/Gk2JOZQwGnEZ6rx4Xakg/acidente-aconteceu-em-trecho-da-ba-262-no-sudoeste-do-estado.-21-.jpg)
A mulher de 29 anos presa por suspeita de vender armas pelo Comando Vermelho, na Bahia, é viúva de um dos chefes da facção e seguia coordenando ações, mesmo após a morte do companheiro. É o que apontam investigações da Polícia Civil (PC) compartilhadas .
Kananda Hemerly Moreira foi localizada na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã desta segunda-feira (15), após investigações chegarem ao seu paradeiro. Antes disso, a jovem trocava de endereço constantemente para não ser encontrada pelos policiais.
A suspeita foi o principal alvo da Operação "Costa Segura", deflagrada pelas polícias Civil, Militar e Federal. A função dela no grupo criminoso era fornecer drogas e armas de fogo, além de negociar remessas de drogas.
Além de administrar o tráfico de armas e drogas, a investigada também tinha passagem por estelionato após negociar uma pistola, receber R$ 10 mil pela arma e não fazer a entrega. O g1 tenta localizar a defesa da suspeita.
Operação prendeu 29 pessoas
Além da ação em Ilhéus, a "Operação Costa Segura" foi deflagrada também nos municípios de Itabuna, Uruçuca e Itacaré, todos no sul do estado. Também foram registradas prisões nos estados do Rio de Janeiro e da Paraíba. Ao todo, 29 pessoas foram capturadas:
- Itacaré - 8
- Uruçuca- 5
- Ilhéus - 3
- João Pessoa - 1
- Itabuna - 11
- Rio de Janeiro - 1
Entre os presos, 10 são lheres e 19 são homens. Segundo o Secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, normalmente as mulheres entram no crime após se relacionar com suspeitos.
"Essas mulheres acabam se associando aos faccionados, às lideranças, tendo inclusive relacionamentos. Com a prisão deles, acabam assumindo um papel de protagonismo na organização criminosa, em especial na negociação de armas, na negociação de drogas e também na lavagem de capitais. É um fenômeno que a gente vem observando", pontuou.

Operação prende mais de 20 suspeitos de integrarem facção criminosa na Bahia
Conforme pontuou a Polícia Federal (PF), que também participou da ação, entre os 29 presos estão chefes do grupo criminoso responsáveis por coordenar homicídios, distribuir armas e gerenciar o tráfico de drogas no sul da Bahia. Os suspeitos também tinham contato com chefes do tráfico de drogas de outros estados.
Os nomes dos demais presos não foram divulgados. No cumprimento de parte dos mandados, os policiais usaram drones e descobriram câmeras de monitoramento que os suspeitos usavam para vigiar as áreas controladas. Também foram apreendidas pistolas e granadas.
Na cidade de Itabuna, 10 mandados de prisão foram cumpridos dentro do conjunto penal da cidade. Oito celas foram revistadas, onde foram encontrados celulares, facas e drogas.

Mulher de 29 anos foi um dos alvos de Operação Costa Segura em Ilhéus
G1
0 Comentários