
Senadores republicanos se uniram à bancada democrata para aprovar, na quinta-feira (08/01), uma resolução que limita futuras ações militares dos Estados Unidos sem autorização prévia do Congresso, em resposta à operação militar na Venezuela que resultou na captura de Nicolás Maduro. A medida avançou no Senado por 52 votos a 47.
Todos os 47 senadores democratas votaram a favor da proposta, acompanhados por cinco republicanos: Susan Collins, Lisa Murkowski, Rand Paul, Josh Hawley e Todd Young. O texto impõe restrições ao uso dos poderes de guerra do presidente Donald Trump.
A votação teve caráter processual e permitiu o avanço da resolução na tramitação legislativa. O texto ainda deverá passar por nova deliberação no Senado e, posteriormente, ser analisado pela Câmara dos Representantes antes de seguir para sanção ou eventual veto presidencial.
Após a votação, a senadora Susan Collins afirmou, em publicação nas redes sociais, apoiar a responsabilização do presidente venezuelano Nicolás Maduro, mas defendeu que decisões envolvendo o uso da força militar devem observar o papel constitucional do Congresso.
Segundo ela, a resolução “reafirma a capacidade do Congresso de autorizar ou limitar qualquer futura atividade militar sustentada na Venezuela” e foi necessária diante de declarações sobre a possibilidade de ”ações terrestres’ e um engajamento sustentado”, com as quais disse não concordar.
Já o senador Todd Young escreveu que a votação não trata de operações já concluídas, mas de ações futuras. ”A votação de hoje diz respeito a uma possível ação militar futura, não a operações bem-sucedidas já concluídas”, escreveu na rede social.
Young também criticou a ideia de um envolvimento prolongado, ao lembrar que Trump fez campanha contra ”guerras intermináveis” e que ”a Constituição exige que o Congresso autorize previamente operações que envolvam ‘botas no chão”. Na Truth Social, sua rede social, Trump criticou a posição dos aliados e disse que eles “jamais deveriam ser eleitos para cargos públicos novamente”.
*Por Armando Holanda / Metrópoles
0 Comentários