Imagem de Larissa Moraes desiste de disputar vaga na Assembleia, mas segue com o nome cotado para substituir Geraldo Júnior

Em uma decisão conjunta com o MDB, partido ao qual é filiada, a secretária estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Larissa Moraes, decidiu não disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026 e seguirá no governo do Jerônimo Rodrigues (PT) após a reforma administrativa que o petista anunciou para ser realizada até o final deste mês de janeiro. A mudança no secretariado atingirá apenas os auxiliares que disputarão cargos eletivos no próximo pleito.

Segundo apurou o *Política Livre*, pesou para a decisão da secretária, que contava com o apoio dos irmãos Vieira Lima para entrar forte na disputa, a antecipação da reforma administrativa pelo governador. Pela legislação eleitoral, o prazo para desincompatibilização de quem pretende concorrer é abril, seis meses antes da eleição. Jerônimo, porém, optou por promover os ajustes antes do prazo legal: inicialmente indicou dezembro de 2025 como referência e, agora, garantiu janeiro como o mês das mudanças.

Ainda de acordo com fontes ouvidas pelo site, o nome de Larissa Moraes continua no radar do grupo governista como uma possível opção para compor a chapa majoritária, caso o atual vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), fique de fora da chapa por inviabilidade política e eleitoral. 

Se não disputar as eleições como vice, Larissa deve assumir uma função estratégica na coordenação da campanha do presidente estadual do MDB, Jayme Vieira Lima, que também comanda a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e será candidato a deputado federal.

A cúpula do MDB e a própria secretária já articulam para que sua desistência se converta em votos para Jayme, por meio de acordos no interior do estado. Um exemplo ocorreu em Alagoinhas, com a filiação do ex-prefeito Paulo Cezar ao ninho emedebista. Derrotado na disputa pela Prefeitura do município em 2024, ele deixou o União Brasil e rompeu com o grupo do ex-prefeito ACM Neto, passando a integrar a base do governador Jerônimo.

Paulo Cezar deve herdar os votos de Larissa no município de Pedrão, onde ela contava com o apoio do prefeito Marcílio Menezes (MDB). Em contrapartida, fará uma "dobradinha" com Jayme em Alagoinhas. Outros entendimentos semelhantes estão em curso, inclusive envolvendo lideranças e parlamentares de outras siglas.

A prioridade do MDB baiano é eleger de dois a três deputados federais em 2026. Além de Jayme Vieira Lima, o partido aposta na reeleição do deputado Ricardo Maia (MDB).

Já na disputa por vagas na Assembleia Legislativa, são considerados mais competitivos o ex-prefeito de Coronel João Sá Carlinhos Sobral (MDB) e o deputado estadual Rogério Andrade (MDB). O outro deputado estadual do partido, Matheus Ferreira, filho de Geraldo Júnior, aparece na disputa pela terceira vaga da legenda, em um cenário de forte concorrência interna.

Politica Livre