https://i.metroimg.com/Dhaz_X3kFyPqVIMK5SNzcxg73NRN0pOI4nrzfdq7NlY/w:900/q:85/f:webp/plain/https://images.metroimg.com/2026/01/PM.jpg

A Polícia Militar do Rio de Janeiro afastou, de forma preventiva, o capitão Alessander Ribeiro Estrella Rosa (foto em destaque), lotado no batalhão de Belford Roxo, após a divulgação de um áudio que passou a circular nas redes sociais.

No material, atribuído ao oficial, ele supostamente conversa com integrantes do Comando Vermelho (CV) sobre a retirada de barricadas instaladas no município da Baixada Fluminense.

A decisão foi tomada nesse sábado (24/1) pelo comando da corporação, por meio da Corregedoria da PM.

Segundo fontes da Polícia Militar, não houve registro de denúncia formal contra o capitão. A corporação tomou conhecimento das suspeitas apenas após a repercussão do áudio nas redes sociais.

Apesar disso, as informações já haviam sido encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por meio de uma denúncia anônima.

O MP estadual confirmou que o caso tramita sob sigilo e foi direcionado à Assessoria de Atribuição Originária Criminal, setor que auxilia o procurador-geral de Justiça em procedimentos que envolvem autoridades.

O capitão Alessander Rosa já havia sido preso em maio do ano passado, suspeito de envolvimento com um grupo de extermínio conhecido como “O Novo Escritório do Crime”, investigado por ao menos duas execuções cometidas em via pública e supostamente ligadas ao jogo do bicho.

Desde então, ele era alvo de apuração interna da Corregedoria da PM, que pode resultar em expulsão da corporação. Por causa dessas investigações, o oficial já exercia apenas funções administrativas no batalhão de Belford Roxo antes do novo afastamento.

Fonte:Metrópoles