
O homem investigado pelo assassinato do professor de boxe e assessor parlamentar Jonas Santos Machado, conhecido como Biringa, foi preso nesta quinta-feira (22/01) durante uma ação conjunta das polícias Civil e Militar. O crime ocorreu em setembro de 2025, no bairro de Dom Avelar, em Salvador.
Conforme apuração do Informe Baiano, a prisão é resultado de investigações conduzidas pela 2ª Delegacia de Homicídios, que identificou que o suspeito havia fugido para a Ilha de Itaparica. Ele foi localizado na localidade da Gamboa, em deslocamento em direção a Mar Grande, onde acabou capturado.
A ordem de prisão temporária foi expedida pelo 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador. Após a captura, o homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Vera Cruz e, posteriormente, recambiado para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde permanece à disposição da Justiça.
OUTROS CRIMES
Além do homicídio do professor Jonas, o suspeito é investigado por participação em um ataque a tiros ocorrido em 30 de dezembro de 2025, no bairro de Castelo Branco, na Rua Vitorino Alves Moitinho. A ação criminosa deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas.
Uma das vítimas fatais foi Gabriel Alves dos Santos de Santana, apontado como possível alvo dos criminosos. Ele foi baleado no peito, chegou a correr até uma unidade de atendimento em busca de socorro, mas morreu no local. A segunda vítima foi Solange Francisca dos Santos, de 62 anos, atingida no rosto e morta ainda na cena do crime. Ela era mãe de um soldado da Polícia Militar lotado no BOPE.
Outras duas pessoas ficaram feridas. Rebeca, baleada na perna, foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital do Subúrbio. A identidade da quarta vítima ferida não foi divulgada.
Testemunhas relataram que homens armados chegaram em uma motocicleta, com o objetivo de executar um alvo específico, mas efetuaram diversos disparos de forma indiscriminada, atingindo pessoas que estavam na via. Após o ataque, os criminosos fugiram.
RELEMBRE O CASO
Jonas Santos Machado, de 44 anos, foi morto a tiros em Dom Avelar. Conhecido como Biringa, ele era responsável pelo projeto social Boxe Comunidade, que atendia jovens do bairro, e também atuava como assessor do vereador Anderson Ninho.
A morte causou forte comoção. Durante o sepultamento, familiares, amigos e moradores destacaram o perfil trabalhador, o papel social e a importância do projeto esportivo desenvolvido por Jonas na comunidade.
Fonte:IB
0 Comentários