
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed 2025) nesta segunda-feira (19), revelando um cenário curioso na educação médica baiana. Enquanto quatro instituições do estado alcançaram a nota máxima (conceito 5), todas no interior baiano.
As instituições que atingiram a excelência com nota 5 foram a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus; a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), ambas em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. E por fim a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Paulo Afonso.
Ao todo, 25 instituições de ensino Superior foram avaliadas no estado: 4 obtiveram a nota máxima (5), 6 ficaram com nota 4, 3 receberam nota 3 (satisfatória) e quase metade, ou seja, 12 das avaliadas ficaram abaixo da média (nota 2 – 1), indicando que a maior concentração está nas faixas intermediária e baixa de avaliação.
Por outro lado, o estado registrou um volume significativo de cursos com conceito 2, incluindo unidades de grandes grupos educacionais e centros universitários em cidades como Barreiras, Eunápolis, Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Itabuna, Jacobina, Irecê e Juazeiro.
Em declaração, o atual ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o MEC aplicará penalidades aos cursos com notas 1 ou 2. Instituições que persistirem abaixo da média por mais de uma avaliação podem enfrentar o fechamento dos cursos.
Os dados são divulgados como um grande alerta para diversas instituições de ensino, inclusive federativas como na Universidade federal do Sul da Bahia (Ufsb) que obteve um desempenho baixo, justamente no mesmo dia em que milhões de baianos escolhem seus cursos de graduação no Sisu 2026.
Por Ronne Oliveira / BN
0 Comentários