A União Europeia avalia retaliar os Estados Unidos após o presidente Donald Trump anunciar tarifas de 10% — com possibilidade de aumento para 25% — contra países europeus que enviaram tropas à Groenlândia, caso não haja acordo para a compra do território, que pertence à Dinamarca. A medida foi considerada um ultimato e aprofundou a pior crise nas relações transatlânticas em décadas. A reportagem é do jornal O Globo.
Diplomatas do bloco discutem retomar tarifas de até € 93 bilhões (cerca de R$ 580 bilhões) sobre produtos americanos e até acionar o chamado instrumento anticoerção, conhecido como “bazuca” comercial, que pode restringir investimentos e limitar o acesso de empresas dos EUA ao mercado europeu, incluindo grandes companhias de tecnologia.
As possíveis retaliações buscam fortalecer a posição europeia antes de encontros com Trump no Fórum Econômico Mundial de Davos, embora líderes da UE ainda tentem evitar uma escalada do conflito. Países atingidos pelas ameaças reafirmaram união e alertaram que a pressão tarifária dos EUA enfraquece a relação entre aliados e pode gerar uma perigosa espiral de tensões.
0 Comentários