Um acidente envolvendo três carretas travou o trânsito na BR-116 e deixou morto o condutor de uma delas, que ficou preso às ferragens da Escânia-baú de cor azul. A colisão ocorreu por volta das 13h45 deste domingo (08/02) na altura do KM 644, na Serra do Mutum, trecho entre os municípios de Jaguaquara e Jequié, no Sudoeste baiano.

Uma carreta da empresa Patrus teria parado na via, no sentido Sul, a informação é de que teria sido bloqueada (fato a ser confirmado pelos órgãos competentes), quando a Escânia azul perdeu o freio e colidiu na traseira, ainda tentou desviar e bateu com outra carreta, Volvo, transportando um container, que seguia no sentido contrário, cujo motorista não sofreu ferimentos.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do 8º Batalhão de Bombeiros Militar através da 3ª Cia de Jaguaquara foram acionadas, mas não foi possível remover os veículos à tarde, a Escânia em que estava a vítima fatal ficou imprensada e dificultou o trabalho das equipes. Com o impacto, o tanque de combustível de uma das carretas estourou, houve derramamento de díesel na pista, prepostos de uma empresa contratada pelo DNIT, com apoio de populares jogaram terra na rodovia até a chegada dos bombeiros.

O motorista morto foi identificado como Paulo Henrique Cordeiro da Silva, de 37 anos, oriundo de Minas Gerais, e seguia para BH. O corpo foi removido por volta das 21h por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Jequié.

As circunstâncias seguem sendo apuradas. Em razão do acidente, um longo congestionamento se formou na via e o trânsito permaneceu complicado até às 23h45. Muitos usuários da estrada utilizaram rotas de desvio, como a BA-250, a partir do Entroncamento de Jaguaquara, que interliga a região com a BA-026 e BR-330, em Maracás, área de acesso a 116, no trecho de Jequié.

*Por Marcos Frahm / BMF