https://s2-extra.glbimg.com/yVu4To8e2AAK11RGVHvyUeKZeCg=/0x0:888x666/888x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2026/z/y/pmiY7uTmyBV4jp6d1blQ/mestre-cica-enredo-da-viradouro-chega-apara-acompanhar-a-apuracao.avif

 A apuração do carnaval do Rio, que aconteceu nesta Quarta-feira de Cinzas, na Cidade do Samba, definiu a classificação das escolas do Grupo Especial em 2026. E a Viradouro é a grande campeã do ano. A leitura dos votos começou às 16h15 — para ver como ficou a classificação geral, acesse a ferramenta do GLOBO, que mostrou a apuração em tempo real.

Antes mesmo do início da apuração, a Liesa anunciou que recebeu recurso da Imperatriz Leopoldinense no quesito evolução. O pedido da agremiação está sendo analisado. A informação foi divulgada antes do início da contagem dos votos. A escola de Ramos teme ser prejudicada por causa dos carros da Acadêmicos de Niterói que demoraram a deixar o Sambódromo, na noite de domingo, bloqueando a dispersão.

No quesito harmonia, o quinto a ser anunciado, a Viradouro assumiu a liderança isolada da apuração com 150 pontos, seguida por Beija-flor, Salgueiro e Vila Isabel, com 149,9.

Após o sexto quesito, fantasias, a liderança da escola de Niterói sustentou a liderança com 180 pontos, mantendo 100% de aproveitamento. A liderança se manteve intacta após a divulgação das notas de enredo. A Viradouro, que levou a história da vida de Mestre Ciça para a Avenida, seguiu com aproveitamento máximo e total de 210 pontos. Nesse momento, após a divulgação das notas do quesito, a atriz Juliana Paes, rainha de bateria da escola, abraçou, emocionada, Mestre Ciça. Na mesa, a musa foi vista tensa, batucando de leve a mesa com as mãos.

Classificação final do carnaval do Rio 2026

  1. Viradouro - 270 pontos
  2. Beija-Flor - 269,9
  3. Vila Isabel - 269,9
  4. Salgueiro - 269,7
  5. Imperatriz - 269,4
  6. Mangueira - 269,2
  7. Unidos da Tijuca - 268,7
  8. Grande Rio - 268,7
  9. Paraíso do Tuiuti - 268,5
  10. Portela - 267,9
  11. Mocidade - 267,4
  12. Acadêmicos de Niterói - 264,6

Viradouro confiante

O presidente da Unidos do Viradouro, que ganhou o Estandarte de Ouro de melhor escola este ano, Marcelinho Calil, disse, pouco antes do início da apuração, estar confiante em um bom resultado. No entanto, ele evitou falar em vitória antecipada.

— Quem fala de favoritismo é vocês da imprensa. Eu não tenho noção do todo pois acompanho a escola perto da bateria. Aqui, todos estão nervosos como o Mestre Ciça. A gente acertou no enredo ao homenagear em vida um dos grandes do carnaval — disse Marcelinho Calil.

Virginia e a bronca de Jayder

A rainha de bateria da Grande Rio, Virginia Fonseca, chegou para acompanhar a apuração nesta quarta-feira e confirmou que o presidente da escola deu uma bronca em sua equipe. A influenciadora digital repercutiu as polêmicas envolvendo sua fantasia e a bronca dada por Jayder Soares em sua equipe antes do desfile da Tricolor de Caxias.

— É aquilo mesmo que está na internet, que vocês viram — disse a influenciadora, sem se estender no assunto.

A apuração é realizada na Cidade do Samba, na Região Portuária, sob coordenação da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

Juliana Paes fala de favoritismo da Viradouro

Juliana Paes: confiança no título da Viradouro — Foto: Thayná Rodrigues
Juliana Paes: confiança no título da Viradouro — Foto: Thayná Rodrigues

Torcedores da Viradouro gritavam por Mestre Ciça durante o início da apuração das notas das escolas de samba do Grupo Especial. “Olê, olê, olê, olá, Ciça”, dizia o coro. O clima também era de empolgação com Juliana Paes, rainha de bateria da Vermelho e Branco, que se disse em êxtase durante e após o desfile.

— Rolou mesmo o êxtase. Foi um desfile catártico, pelo menos para mim e para o Ciça — disse ela, sorridente.

A rainha de bateria disse que aceitou pelo amigo o posto de rainha de bateria e, questionada se continuará no posto, pediu para deixar o assunto para depois:

— É, eu estava ali no posto de rainha, mas como coadjuvante, coadjuvante do Ciça. Esse ano... É para o Ciça, mas do ano que vem a gente fala depois.

A atriz comentou sobre o que ouviu após a homenagem ao amigo. Torcedores de outras agremiações rasgaram elogios.

— Acho que a escola toda sentiu essa energia boa, depois eu tive a chance de trocar com os componentes. Eu cheguei em casa assim: “Meu Deus, será que foi só eu que senti? “ E não foi. E depois, pela repercussão, por tudo que eu fui lendo, não foi. Pela primeira vez eu vi pessoas de outras escolas, parabenizando a Viradouro, com comentários assim: “Eu sou portelense, mas a Viradouro arrebatou. Eu sou Grande Rio, mas a Viradouro roubou meu coração”. Então, assim, foi um carnaval de pura emoção. Acho que essa emoção fosse quesito, a gente já estava com essa taça, com esse campeonato na mão, e agora a gente tem que esperar a nota geral.

Sabrina Sato diz que fantasia deixou marcas pelo corpo: ‘Por isso estou assim, coberta’

Sabrina Sato, rainha de bateria da Vila Isabel, contou que a fantasia usada no desfile da agremiação deixou marcas pelo corpo:

— Por isso estou assim, coberta. Acabei de machucar o pé também (risos). Ombro, costas..

Sabrina Sato acompanha a apuração — Foto: Thayná Rodrigues
Sabrina Sato acompanha a apuração — Foto: Thayná Rodrigues

A Vila Isabel defendeu neste ano um enredo em homenagem a Heitor dos Prazeres.

— Estou confiante. Aquele carro do Preto Velho, eu pirei, pirei. Eu estava no recuo e ficava admirando a minha escola. Então assim, eu tenho certeza que a gente vai com tudo, né? Torça o nosso primeiro lugar, torça aí pra a gente ser campeão — disse Sabrina.

Sobre o romance com o marido, Nicolas Prattes, Sabrina se derreteu:

— É muito amor mesmo. E essa torcida é recíproca. Ele torcendo por mim e eu torcendo por ele.

Manifesto do Salgueiro

O presidente do Salgueiro, André Vaz, negou que o manifesto lançado antes do desfile da escola tenha sido um protesto ou que haja um conflito entre bicheiros da antiga e da nova geração.

— Não tem nada demais. A gente tem confiança na gestão do presidente Gabriel David na lisura da condução da Liesa. O desfile foi maravilhoso e manteremos essa posição mesmo se a escola não voltar nas campeãs — disse Andre antes da apuração.

Acadêmicos de Niterói: dentro das expectativas

O presidente de Honra da Acadêmicos de Niterói e vereador por Niterói, Anderson Pipico (PT), disse que, independentemente do resultado, eles consideram que o desempenho da escola esteve dentro das expectativas. E que não se arrepende da homenagem ao presidente Lula:

— A polêmica foi maior nas redes sociais. Desenvolvemos o enredo com liberdade artística. A história vai fazer justiça a nossa escolha.

A escola ficou em último lugar na apuração e voltará no ano que vem para a Série Ouro.

Multas

Das 12 escolas do Grupo Especial a metade foi multada por causa do excesso de pessoas com camisas de diretoria que desfilaram a frente das agremiações. Foram elas: Beija-Flor, Viradouro, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Salgueiro. Também foram multadas por problemas na dispersão Portela e Acadêmicos de Niterói.

Os quesitos julgados incluem fundamentos como bateria, evolução, enredo, harmonia, samba-enredo, alegorias e adereços, fantasia, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. As notas variam de 9 a 10, podendo incluir décimos, e qualquer perda de ponto deve ser justificada pelos avaliadores.

As seis primeiras colocadas garantem vaga no tradicional Desfile das Campeãs, enquanto a última posição resulta em rebaixamento para a Série Ouro no próximo ano. A disputa costuma ser acirrada e decidida nos décimos finais. 

Extra o Globo