Jacobina: Pré- colapso no Abastecimento de água pode comprometer a cidade se não houver racionamento e investimentos.


              
Itapicuruzinho uma das barragens que abastece a cidade de Jacobina esta totalmente seca, mesmo com as poucas chuvas que caíram sobre a cidade não conseguiu captar água na barragem deixando a cidade em alerta em uma situação de pré – colapso.
           

                 Água que restou no fundo da Barragem do Itapicuruzinho
As cobranças da população sobre a falta do tão precioso liquido nas torneiras é muito grande em todos os bairro da cidade, estas cobranças é bem maior nos programas de radio da cidade, recentemente prepostos do Hospital Regional chegou alertar que se não chegasse água poderia parar o atendimento, a referida unidade hospitalar esta recebendo água de carros pipas.
Estivemos em contato com a nova gerente da embasa Tayse de Oliveira Lacerda e afirmou que a situação é de um pré – colapso.
É preciso uma conscientização maior por parte da população já que a Barragem do Rio do Ouro, Barragem do Coxo e a Barragem de Itapicuruzinho secaram totalmente. Jacobina esta sendo abastecida pela Barragem de Cachoeira Grande que é a solução para o abastecimento imediato. Quanto a Barragem de Pindobaçú que não dá para atender a necessidade das cidades que deverá abastecer segundo ambientalistas as obras estão paralisadas.

           
                           Bomba da embasa descoberta pela falta de água
Lavar carros, calçadas, molhar plantas com água tratada pode ocasionar em multas, já que a situação é de um pré – colapso a gerente da embasa pede que todos os moradores venham racionar água já que a o abastecimento deverá ser através de manobra por bairros afirmou Tayse Oliveira Lacerda.
O Nordeste brasileiro enfrenta a 72ª grande estiagem. Segundo o Ministério da Integração Nacional, quase 1,2 mil cidades sofrem com a falta de água. A Bahia é o Estado com o maior número de municípios em situação de emergência reconhecida pela União, cerca de 60% deles enfrentam o problema e 74 cidades estão em racionamento.
Na próxima terça feira no programa blitz Total 1ª Edição da Jacobina FM a gerente da embasa será entrevistada para mostrar a realidade do abastecimento de Jacobina.
Diário da Chapada informação todo dia, o dia todo.

Postar um comentário

0 Comentários