Restaurante em área de proteção ambiental em Itacaré será demolido após pedido do Ministério Público

 

Restaurante em área de proteção ambiental em Itacaré será demolido após pedido do Ministério Público
Crédito da Foto: reprodução/Pimenta Blog

A Justiça baiana acatou pedido do Ministério Público (MP-BA) para suspender as obras do restaurante Beach Bar na praia do Resende, em Itacaré. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (2/12). 

De acordo com o MP, a concessão do alvará de autorização das obras estava em desacordo com a legislação ambiental vigente. A construção do estabelecimento estava ocorrendo em zona de proteção visual da Área de Proteção Ambiental Itacaré-Serra Grande. A ação informa ainda que o processo de licenciamento não foi precedido de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), bem como não houve realização de audiência pública, além de acarretar prejuízos para a paisagem natural e sistema ambiental.

Com a determinação da Justiça, a empresa responsável pelas obras deve realizar a demolicação do local dentro de 30 dias, com a devida recomposição do ambiente degradado, sob multa diária no valor de mil reais. O juiz Alysson Floriano, responsável pela decisão, também condenou o município e a empresa ao pagamento de R$ 50 mil. A quantia será revertida ao Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa).

Conforme a ação, uma Lei Municipal já proibia a construção de qualquer edificação, com exceção de equipamentos para apoio à visitação, como mirantes, quiosques e trilhas, devidamente integrados à paisagem. 


Fonte Aratu On

Postar um comentário

0 Comentários