Bolsonaro anuncia nova compra de insumos para CoronaVac; "agradeço a sensibilidade do governo chinês"

 

Bolsonaro anuncia nova compra de insumos para CoronaVac; "agradeço a sensibilidade do governo chinês" 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) utilizou as redes sociais, na tarde desta segunda-feira (25/1), para anunciar que os insumos necessários para a produção do próximo lote de doses da Coronavac devem chegar ao país em breve. A Embaixada da China confirmou que aprovou a compra e que a liberação deve ser feita em breve.

"Embaixada da China nos informou, pela manhã, que a exportação dos 5.400 litros de insumos para a vacina Coronavac, aprovada e já estão em vias de envio ao Brasil, chegando nos próximos dias (sic)", escreveu Bolsonaro. O gestor anunciou ainda que os insumos da vacina feita pela AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxfor também "estão com liberação sendo acelerada".

O fato da CoronaVac estar sendo fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac já foi alvo de reclamações do presidente, mas ao anunciar a aquisição dos novos insumos ele elogiou o governo chnês. "Agradeço a sensibilidade do Governo chinês, bem como o empenho dos ministros Ernesto Araújo [Relações Internacionais], Eduardo Pazuello [Saúde] e Tereza Cristina [Agricultura, Pesca e Abastecimento]", twittou.

Segundo informado anteriormente pelo Butantan ao Estadão, 5,4 mil litros de insumos são suficientes para a produção de cerca de 5 milhões de doses do imunizante. O instituto já havia demonstrado preocupação com a possibilidade de ficar sem ingrediente ativo para dar continuidade à fabricação da vacina. Os insumos já importados terminarão no fim de janeiro.

Até agora, o Butantã já liberou 6,9 milhões de doses da Coronavac para distribuição aos Estados e promete entregar, nos próximos dias, mais 3,2 milhões de unidades do imunizante.

Pouco depois da publicação de Bolsonaro, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, que já teve embates públicos com o deputado federal Eduardo Bolsonaro, compartilhou a postagem do presidente ressaltando a parceria entre os dois países no combate à pandemia. "A China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance. A União e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia", escreveu Wanming

Postar um comentário

0 Comentários