Antes de ser técnico, Guto Ferreira vendia picolé na porta de estádio; sábado tem Ceará x Fortaleza na Aratu

Antes de ser técnico, Guto Ferreira vendia picolé na porta de estádio; sábado tem Ceará x Fortaleza na Aratu  

Com passagem marcante pelo Bahia - acesso à Série A (2016), título Baiano (2018) e Copa do Nordeste (2017) -, o técnico Guto Ferreira teve uma história para lá de curiosa de sua vida revelada. O atual comandante do Ceará - que no sábado (20/3) faz o clássico Rei com o Fortaleza, com transmissão da TV Aratu -, nunca jogou futebol profissionalmente, mas a paixão pelo esporte o fez ser na infância: vendedor de picolé - nas arquibancadas do estádio municipal de Piracicaba (SP), sua cidade natal e, posteriormente, gandula. 

Em entrevista ao UOL Esporte, o técnico do Ceará contou como foi esse primeiro contato com o futebol, desde os 10 anos e, posteriormente, aos 16, quando comandava a molecada do colégio. 

"Com 10, 11 anos ia pro estádio passava por debaixo da roleta em Piracicaba. Aos 12, já não passava mais (pela roleta) e comecei a vender picolé. Vendia e, também, chupava (risos)...por que vendia fácil, tinha o dinheiro garantido. Aí, eu queria mais: virei gandula. Ganhava menos do que a venda com sorvete, mas estava dentro do campo. Aí, com 15 anos, comecei a jogar futebol no colégio. Com 16, eu comandava a molecada de 12 anos, organizava o jogo e aí, fui cursar Educação Física... aí, depois acabei parando no XV de Piracicaba e , posteriormente, na base do São Paulo", disse.

O técnico de 55 anos nunca esteve tão em evidência, algo que não só tem a ver com o carinhoso apelido de 'Gordiola', mas também pela sua sólida trajetória nos últimos anos. O apelido, que surgiu em 2014, dado pelo jornalista Flávio Prado, após a boa campanha de acesso da Ponte na Série B, é uma mistura da forma física de Guto com a comparação o multicampeão Pep Guardiola. 

Nos últimos anos, segundo o UOL, Guto acumulou feitos que justificam a ascensão: em 2013, ficou 16 jogos sem perder na Ponte Preta e levantou o Troféu do Interior do Paulistão; em 2014, ainda com a Macaca, foi vice da Série B; em 2015, livrou a Chape do rebaixamento no Brasileiro e levou o time às quartas da Sul-Americana; em 2016, conquistou o Catarinense e, já pelo Bahia, conseguiu novo acesso.

Ainda pelo Tricolor baiano, venceu a Copa do Nordeste em 2017, ano em que retornou ao Internacional e alcançou mais um acesso à Série A. Já em 2018, de volta ao Bahia, faturou o Estadual e, em 2019, foi campeão pernambucano com Sport. Em 2020, mais um feito: a vaga na Sul-Americana pelo Ceará. 

CLÁSSICO REI: É NA TV ARATU !

E neste sábado (20/3), Guto Ferreira estará novamente em evidência. À frente do Vozão, ele comanda o time no clássico Rei diante do Fortaleza. A partida, que terá como palco a Arena Castelão, terá transmissão da TV Aratu, a partir das 15h45. Em campo, os líderes respectivamente, dos grupos A e B. O Ceará soma 5 pontos, já o Fortaleza, sete.

Aratu 

Postar um comentário

0 Comentários