Empresários pedem apoio dos bancos

 A medida é considerada urgente para manutenção das empresas | Foto: Rafael Martins | Ag: A TARDE | 27.2.2021 - Foto: Rafael Martins | Ag: A TARDE | 27.2.2021

Sensibilizar os bancos e instituições financeiras públicas de financiamento, na concessão de linhas de crédito, é um dos maiores desafios de entidades empresariais reunidas no enfrentamento da crise gerada pelo descontrole da infecção por coronavírus na Bahia.

A burocracia do sistema bancário precisa ser flexibilizada, na visão de lideranças do setor produtivo, a fim de viabilizar a resistência dos lojistas, por conta da necessidade de fechamento do comércio nos moldes tradicionais.

A medida é considerada urgente para manutenção das empresas, em nota distribuída com a assinatura de presidentes da Associação Comercial da Bahia, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), Federação da CDL e Federação do Comércio (Fecomércio).

Os empresários lojistas lembram da importância de medidas urgentes de apoio com reflexos para a arrecadação pública, pois sofreria também com a queda nas vendas pelo recolhimento a menor dos impostos.

Demanda fundamental – Para eles, seria fundamental o parcelamento tributário, em todas as esferas, municipal, estadual e federal, a fim de evitar ampliar o desemprego e acrescentar ao colapso hospitalar o econômico.

O manifesto conjunto distribuído pelas entidades repercutiu positivamente pelo destaque à preservação das vidas, como valor maior nas ações empreendidas pelas instituições, segundo afirmam no texto.

Para facilitar a comunicação, os empresários propõem a criação de um comitê de crise público-privado, com a participação de representantes do governo do estado e da prefeitura de Salvador.

“[Veículos de imprensa]

criaram o pânico, né? O

problema tá aí,

lamentamos, mas você

não pode viver em

pânico. Que nem a

política, de novo, do

‘fica em casa’. O pessoal

vai morrer de fome, de

depressão”

Jair Bolsonaro, presidente da República, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada

Faeb discute NR31

Mais de 160 presidentes de sindicatos rurais participaram de uma videoconferência coordenada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, para entender os efeitos da nova portaria da Norma Reguladora 31. Atualizada pela Portaria nº 22.677, a NR 31, trata de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. Com previsão de entrada em vigor no dia 27 de outubro, possui linguagem mais simples para facilitar a compreensão dos produtores, segundo avaliação dos dirigentes.

– Essa nova redação da NR 31 foi um avanço, trazendo em seu texto inúmeras alterações e inovações, para simplificar e desburocratizar as atividades do meio rural – afirmou o presidente Humberto Miranda.

Retorno do SAC Empresarial

Devido à prorrogação das medidas restritivas na RMS, as unidades do SAC Empresarial em Cajazeiras, Comércio, nos shoppings Barra e Bela Vista e em Camaçari retornarão seus atendimentos virtuais na próxima segunda-feira, caso não haja nova prorrogação do decreto do governo do estado que visa conter o avanço da Covid-19.

POUCAS & BOAS

O ordenamento da utilização das margens do rio São Francisco no trecho dentro da cidade de Juazeiro foi debatido ontem durante reunião entre representantes do município e da Marinha do Brasil, por meio do comando da Capitania Fluvial do São Francisco. De comum acordo, os presentes reconheceram a necessidade de requalificar o espaço urbano ribeirinho com obras de revitalização e ordenamento de ocupações irregulares. A partir do encontro a prefeitura deve traçar os projetos a serem implementados com a participação de prepostos da unidade local da Marinha.

“Se ligue no óleo” é o nome da campanha que o Instituto Caturama e a unidade local da Embasa lançaram em Barreiras para reforçar a coleta e destinação final adequada para o óleo de cozinha usado. A campanha, que já está em andamento em outras cidades baianas, tem a proposição de evitar o descarte na rede, pois é uma das principais causas de obstrução dos canais de esgotamento. O instituto já mantinha o serviço de recolhimento de óleo usado em Barreiras, que será ampliado com novos pontos de entrega voluntária e a promoção de campanhas para divulgar detalhes sobre a separação e entrega do material.

A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários