Mãe relata 'imensa alegria' após filha se vestir de faxineira em formatura: 'Não tem vergonha de mim'

 Roberta e a mãe Marlene, no dia da formatura da jovem, em Santos — Foto: Roberta Mascena

“Muita alegria pelo imenso coração dela, e por não ter vergonha de falar para o mundo: 'Olhem, estou formada e sou filha de uma faxineira'”. A frase é de Marlene Cordeiro de Oliveira. A filha dela vestiu a roupa de trabalho da mãe para homenageá-la em sua formatura na faculdade de Pedagogia. A nordestina, que parou de estudar aos 13 anos, retomou os estudos com a ajuda da filha e pagou a faculdade dela. A surpresa deixou a faxineira sem palavras, e agora ela é quem agradece pela homenagem.

Desde criança, Roberta Mascena, de 25 anos, ouve e vivencia a história de luta dos pais. Nordestina, a mãe saiu de casa aos 13 anos para trabalhar como empregada doméstica e parou de estudar. Já em Santos, no litoral de São Paulo, ela conheceu Roberto Mascena de Lima, pai de Roberta.

A necessidade de voltar a estudar, segundo Marlene, veio do amor pela filha. Na escola, a professora perguntava à mãe se ela ajudava a filha. "Mas, eu não sabia. Ali, me senti no chão, e percebi que precisava”, lembra. “Me senti humilhada. Por mais forte que eu sempre tenha sido, por ter encarado a vida ainda adolescente, naquele dia, me senti a pior pessoa do mundo”, explica.Necessidade de voltar a estudar, segundo Marlene, veio do amor pela minha filha — Foto: Thiago D'Almeida/G1


Necessidade de voltar a estudar, segundo Marlene, veio do amor pela minha filha — Foto: Thiago D'Almeida/G1

Marlene voltou a cursar o EJA quando a filha estava na 8ª série. Além de ter uma formação, ela queria incentivar a garota. As duas, por várias vezes, estudavam juntas. “Começamos a fazer competições de quem tirava a maior nota. Com isso, ela criou uma imensa vontade pelos estudos”, conta. Marlene concluiu o Ensino Fundamental em 2010.

Trabalhando como vendedora, cuidadora de idosos e depois como faxineira, ela e o marido taxista pagaram a faculdade da filha com muito esforço. Em meio à pandemia, Roberta queria fazer uma homenagem a eles, que não poderiam estar presentes no momento da colação devido às medidas de restrição.

Jovem resolveu usar o uniforme de faxineira da mãe para homenageá-la durante formatura — Foto: Roberta Mascena

Jovem resolveu usar o uniforme de faxineira da mãe para homenageá-la durante formatura — Foto: Roberta Mascena 

Roberta colocou o uniforme da mãe debaixo da beca durante a sessão de fotos. Marlene conta a surpresa que teve ao ver a filha com uma roupa dela. “Na hora de tirar a fotografia, ela não fechou a beca. No momento da foto, ela a soltou e, por baixo, estava vestida com o meu uniforme de trabalho”, lembra Marlene.

A faxineira conta que não teve outra reação, senão abraçar a filha e chorar de alegria. Nessa hora, o fotógrafo da formatura registrou o momento de emoção e carinho de mãe e filha. “O universo inteiro é pequeno para descrever a imensa alegria que senti naquele dia”, conta Marlene.

Marlene trabalha como faxineira em um prédio em Santos — Foto: Thiago D'Almeida/G1

Marlene trabalha como faxineira em um prédio em Santos — Foto: Thiago D'Almeida/G1

Ela ficou feliz por receber todo esse carinho da filha e perceber o quanto ela deu valor a história de vida de sua família. “Este é o uniforme da vitória. O que a Roberta vestiu para me homenagear. É o uniforme com o qual consegui formá-la, com muito orgulho e amor”, falou.

Roberta, agora formada em Pedagogia, acredita que, mesmo assim, isso não tenha sido suficiente para agradecer tudo que a mãe fez por ela, pelo irmão e pelo pai. “A história da minha mãe representa resistência. Essa é a palavra: resistência. Resistir a tudo”.Roberta e a mãe Marlene, no dia da formatura da jovem, em Santos — Foto: Roberta Mascena

Roberta e a mãe Marlene, no dia da formatura da jovem, em Santos — Foto: Roberta Mascena 

CNN

Postar um comentário

0 Comentários