Índia bate recorde de novos casos de Covid-19 pelo 4° dia consecutivo

 Homem recebe oxigênio dentro de carro em Nova Delhi, na Índia, neste sábado (24). Com falta do insumo, templos estão oferecendo "sessões de oxigênio" de graça para pacientes com Covid-19 à espera de um leito de hospital. — Foto: AP Photo/Altaf Qadri

A Índia registrou 349.691 casos de Covid-19 em 24 horas e bateu um triste recorde mundial, que já pertence ao país, pelo 4° dia seguido, neste domingo (25).

Com isso, a Índia contabiliza agora 16,9 milhões de infecções pelo novo coronavírus e 192.311 mortes (2.767 registradas nas últimas 24 horas), de acordo com dados do Ministério da Saúde indiano.

A Índia vive seu pior momento na pandemia. Em Nova Delhi, a capital do país, hospitais entraram em colapso. Em um deles, seguranças estão impedindo a entrada de pessoas porque não há quartos disponíveis. Um jovem de 17 anos contou que a única coisa que pode fazer pelo pai foi "vê-lo morrer" na fila (veja aqui os relatos).

O ministro-chefe de Nova Delhi, Arvind Kejriwal, declarou neste domingo que a cidade vai continuar sob lockdown até 3 de maio.

Explosão de casos

Em março, o governo indiano afirmou que estava na "fase final" da pandemia e flexibilizou medidas de restrição, mas, para especialistas, essa decisão foi tomada cedo demais e alertas sobre uma crescente onda de casos foram ignorados.

Uma combinação de fatores levou ao atual desastre humanitário indiano, que era evitável, de acordo com o cientista Gautam Menon, em entrevista à agência Deutsche Welle. "A negligência por parte dos cidadãos e das autoridades fez todos baixarem a guarda. Possíveis reinfecções por causa da perda de anticorpos e o surgimento de novas variantes contribuíram para o surto”, afirmou Menon. 

 Corpos de vítimas da Covid-19 são cremados em Nova Delhi, na Índia, neste sábado (24) — Foto: Danish Siddiqui/Reuters

Ajuda dos Estados Unidos

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou na noite de sábado (24) que o país planeja enviar ajuda para a Índia. Em uma rede social, Blinken escreveu que os norte-americanos estão trabalhando com seus "parceiros" no governo indiano.

"Nossos corações estão com o povo indiano em meio a um terrível surto de Covid-19. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros no governo indiano e enviaremos ajuda rapidamente ao povo da Índia e aos heróis que são os trabalhadores de saúde da Índia", afirmou Blinken.

 Não foram divulgados detalhes de como será essa ajuda. À agência Reuters, um porta-voz da Casa Branca afirmou que os EUA estão muito preocupados com a situação da Índia e que mais informações serão reveladas "em breve".

Também à Reuters, um representante da embaixada indiana em Washington, nos EUA, disse que as negociações entre os países visam garantir o fornecimento de um "pequeno suprimento de insumos e componentes de empresas americanas para a produção de vacinas contra Covid-19 na Índia". 

G1

 

 

Postar um comentário

0 Comentários