Vitória parcial de jornalistas perante imunização faz MP recomendar suspensão; "há outras categorias não priorizadas"

Vitória parcial de jornalistas perante imunização faz MP recomendar suspensão; "há outras categorias não priorizadas"

A inclusão de jornalistas e cinegrafistas registrados com idade superior a 40 anos na lista de grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19 foi publicada na manhã desta quinta-feira (20/5) no Diário Oficial da Bahia. A data das aplicações do imunizante neste público ainda não foi divulgada pela Secretaria de Saúde.

Após a vitória parcial da categoria, o Ministério Público do Estado (MP-BA) desaprovou a prioridade e chegou a fazer uma recomendação à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) para que nenhum grupo fora da listagem prevista pelo Plano Nacional de vacinação seja incluído. 

Na recomendação, os MP cita o princípio da equidade. “Embora se reconheça a importância da atividade dos profissionais de comunicação, há outras categorias igualmente relevantes não contempladas no PNO, vulnerando o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde”, sustenta nota do órgão.

O texto argumenta ainda que as prioridades foram definidas pelo Ministério da Saúde, acrescentando que a inclusão de novos grupos pelo estado, não previstos no PNO, viola a regra de prioridades prevista no Plano Nacional.

O comunicado, publicado na quarta-feira (19/5), orienta ainda que as autoridades sigam os critérios técnico-científicos para fundamentar suas decisões no contexto da pandemia, “sendo este um parâmetro que deve balizar, sobretudo, as decisões relativas à imunização da população contra a Covid-19”.

A recomendação se baseia em trecho da Reclamação nº 47.398, ajuizada perante o Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República, no qual se afirmar que as autoridades locais não estão permitidas a estabelecer “critérios próprios e casuísticos para inversão ou alteração de prioridades” no PNO. 

A CIB e a SMS dispõem de 24 horas, ou seja, até esta quinta-feira, para responder se acatarão ou não o teor da recomendação.

Aratu

Postar um comentário

0 Comentários