Estudante coiteense de 16 anos comemora 980 pontos na prova de redação do ENEM

Estudante coiteense de 16 anos comemora 980 pontos na prova de redação do ENEM

A nota mil na prova de redação do ENEM é algo muito raro, tanto é que quem alcança praticamente se torna celebridade, quem ‘bate na trave’ também é merecedor de tal reconhecimento a exemplo de Emerson Raí Araújo Azevedo, 16 anos, morador de Conceição do Coité, estudante do 1°/2° ano do ensino médio no Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro.

Divulgação

Emerson realizou a prova do Enem 2020 em janeiro deste ano, estando tecnicamente matriculado no 1° ano do ensino médio (porém sem aulas até o dia 15/03/21, devido à pandemia). Na última sexta-feira 28/05, recebeu o resultado da prova. “Para minha surpresa, consegui 980 pontos na redação, ou seja, um dos corretores me deu nota 1.000! Vale ressaltar que estudo na rede pública desde 2016 (meu 6° ano do ensino fundamental II), moro na zona rural de um município do interior, tenho pai analfabeto e mãe que não chegou a concluir o ensino fundamental”, contou emocionado ao Calila Notícia

 

Questionado sobre os próximos passos futuros, Raí disse ao CN que pretende continuar estudando, pois, apesar de ter conseguido nota suficiente para passar no curso que almeja (Medicina), ainda não conclui o ensino médio e, portanto, não consegue usar o desempenho nessa edição para ingressar na universidade. “No mais, pretendo tornar essa conquista um meio de ajudar outras pessoas que veem o Enem e a aprovação como coisa de outro mundo. Meu exemplo prova o contrário! Pois consegui isso estudando em casa, em meio a uma pandemia, sendo aluno de escola pública e tendo cursado apenas 1 mês do ensino médio (devido ao fechamento das escolas). Pretendo, também, expandir a técnica que usei para o máximo de pessoas e, assim, contribuir com a democratização dessa ferramenta revolucionária: a educação”, afirmou.

Helbert (E) e Emerson se reuniram para comemorarem pontuação alcançada por ambos

Portanto, acho uma possível pauta o meu caso e o de outras pessoas que estão na minha condição: baixa renda, desfavorecidos, treineiros e com um resultado (muito) bom no Exame Nacional do Ensino Médio. É inteligível o déficit de representatividade para nós, estudantes da rede pública, de pessoas com bons desempenhos em provas desse nível”, enfatizou Azevedo.Quem também brilhou na Redação do ENEM foi Helbert Pinto de Almeida ele conseguiu 920 pontos. Raí e Helbert são amigos desde a infância e, durante a preparação, compartilharam aprendizados, dores e dificuldades. “Estive ao lado dele e ele esteve ao meu lado durante todo o tempo de estudo. A parceria valeu a pena!”, concluiu Emerson Raí.

Calila Noticias

Postar um comentário

0 Comentários