Comemoração da Independência da Bahia conta com eventos virtuais e presenciais

Caboclos representam povos indígenas que participaram de lutas pela Independência, bem como mestiços do Recôncavo que deram a vida pela liberdade da nação | Fotos: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE - Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE

Em comemoração ao 2 de Julho, data magna, a sexta-feira contará com a tradicional cerimônia cívica ao dia da Independência da Bahia, às 8h, de modo presencial e com restrições, por conta da pandemia da Covid-19. As celebrações, no entanto, tiveram início na quinta, 1º, com atrações artístico-culturais de forma virtual, que seguirão acontecendo até 5 de julho.

Na manhã desta sexta será realizado o hasteamento das bandeiras com a presença do prefeito Bruno Reis e do governador Rui Costa, além do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes. 

Na sequência, a pira com o fogo simbólico, nomeada nesta edição de “Chama da Esperança”, será acendida por dois profissionais da saúde, representando a luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Durante a cerimônia, as tradicionais estátuas do caboclo e da cabocla estarão posicionadas na área externa do Pavilhão 2 de Julho e que foram vestidas de “verde esperança”, pelo artista plástico João Marcelo Ribeiro.

“É de extrema importância manter essa tradição, os caboclos são um símbolo da Bahia e os carros dos caboclos são os ícones do 2 de Julho, e neste ano virão vestidos de muito verde, da esperança que estamos precisando.

Para a ornamentação, usei corda de sisal para fazer os adornos, búzios da costa, além de muita folhagem, para que os caboclos estivessem como em seu habitat , a floresta”, descreveu o artista.

As programação, no entanto, teve início na quinta, de maneira virtual, com o projeto #Meu2deJulho, que conta com a participação de personalidades e do público em geral, contando memórias marcantes do cortejo, por meio do canal da Fundação Gregório de Mattos (FGM) no YouTube e do Instagram: @fgmoficial.

Programação

Sob o tema “A Chama da Esperança”, as celebrações marcam o 198º aniversário de Independência da Bahia, e o projeto virtual terá ainda o Encontro de Filarmônicas, às 18h desta sexta, no canal da FGM no YouTube. Ao todo, dez grupos se apresentarão, com a curadoria do maestro Fred Dantas.

As atividades envolvem ainda uma série de videoaulas, no canal da FGM no YouTube, nos dias 3 e 5 de julho, às 14h, que passará pelo Recôncavo, pelo subúrbio ferroviário e pelos quartéis e ruas de Salvador, para compreender a importância desses territórios para a vitória do povo baiano contra os portugueses.

A programação virtual terá também, até 5 de julho, sempre às 9h, o filme Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade também no canal do YouTube da FGM, além do projeto Brincando com o 2 de Julho, disponível no site do órgão, com diversos jogos de tabuleiro para aprender sobre a data, como caça-palavras, bingo e quiz.

A data, que marca a Independência da Bahia, representa o período em que o território brasileiro correu risco de se fragmentar e encontrou na Bahia um dos palcos das guerras da independência. Para a historiadora e gerente de patrimônio cultural da FGM, Gabriella Melo, a comemoração representa a liberdade dos mais diversos povos.

“O 2 de Julho é do Brasil, foi quando, de fato, nos tornamos livres dos lusitanos. Então, a Independência do Brasil na Bahia, que é o 2 de Julho, representa a união dos povos brasileiros, como os negros, indígenas, do povo da Bahia, de Salvador, do Recôncavo. Então, estamos falando de toda a diversidade se encontrando para defender sua identidade e libertação”, disse.

Pavilhão 2 de Julho está localizado na Lapinha
Pavilhão 2 de Julho está localizado na Lapinha

Aglomerações

Como forma de evitar possíveis aglomerações durante o ato, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) estará realizando ações de policiamento ostensivo e preventivo, com patrulhamento a pé e rondas com viaturas, além de barreiras no entorno. Ao todo, cerca de 160 policiais militares estarão nas imediações da Lapinha, onde ocorrerá a cerimônia.

Já no trânsito, as mudanças realizadas pela Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) começaram na quinta, quando o órgão proibiu o estacionamento no entorno do Largo da Lapinha.

Já nesta sexta, o trânsito sofrerá alterações na região, como a interdição do tráfego de veículos na Estrada da Liberdade, na altura do Largo da Lapinha. Já as vias serão liberadas assim que o evento for finalizado. Enquanto isso, os moradores do trecho interditado poderão acessar a região mediante comprovação de endereço.

A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários