TSE anula votos de vereadores do PDT, eleitos em 2020, por fraude à cota de gênero com candidaturas de 'laranjas' na Bahia


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou todos os votos de quatro vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), eleitos em 2020 na cidade de Uauá, norte da Bahia, por fraude à cota de gênero com candidaturas de 'laranjas'. A decisão foi proferida na noite de terça-feira (21).

O g1 entrou em contato com o PDT, para obter um posicionamento sobre a situação, mas ainda não obteve resposta.

O TSE reconheceu a existência de fraude à cota de gênero a partir da candidatura de Carla Daiane da Silva Capistrano, que considerada foi totalmente fictícia e fraudulenta. O argumento é de que, além dela não obter nenhum voto – incluindo o dela mesma –, a candidata não declarou bens à Justiça Eleitoral e não praticou nenhum ato de campanha em favor da sua candidatura.

Além disso, ela teria feito campanha ostensiva, inclusive nas redes sociais, em prol de outros candidatos. No total, o PDT concorreu com 15 pessoas e elegeu quatro dos 11 integrantes da Câmara de Vereadores de Uauá.

Com isso, todos os diplomas dos quatro eleitos foram cassados. O TSE determinou ainda que haja um recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. 

G1

Postar um comentário

0 Comentários