Reconhecimento Facial ultrapassa a marca de 400 foragidos da Justiça encontrados após passarem por pontos monitorados

Quatrocentos e cinco. Esse é o atual número de foragidos da Justiça capturados com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), após suspeitos passarem por pontos monitorados pelas câmeras na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado, onde a ferramenta está em fase de testes.

Em uma hora, na manhã desta terça-feira (30), dois alertas de mais de 90% de similaridade com imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram emitidos para os Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) de Salvador e do sudoeste, em Jequié.

Os informes apontavam que os homens procurados por violação sexual e estelionato passavam em frente às câmeras implantadas em Simões Filho e Jequié, respectivamente. Policiais da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho) e do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié) ajudaram na confirmação das identidades e condução dos suspeitos para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e para a sede da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié).

Já na noite da segunda-feira (29), um procurado da Justiça com dois mandados de prisão pelos crimes de furto e roubo foi flagrado pela tecnologia. Ele andava pelas ruas da capital baiana quando foi abordado por equipes da Operação Apolo, após solicitação Cicom. O suspeito também foi levado para à Polinter, onde teve os mandados de prisão cumpridos.

Já nos dias 28, 27 e 26 de agosto, outros três criminosos que possuíam mandados de prisão por homicídio, estelionato e roubo, respectivamente, foram retirados do convívio com a sociedade, após os alertas emitidos pela ferramenta.

Festival de Inverno Bahia

Implantado pela primeira vez no Festival de Inverno Bahia, que aconteceu durante o último final de semana, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, o Reconhecimento Facial alcançou dois foragidos. Eles foram capturados na primeira e última noites de festejo enquanto passavam pelos portais de abordagem.

O primeiro foi achado por volta das 23h47 da sexta-feira (26), após alerta de 97% de similaridade. Equipes do Cicom Centro Sul, com sede em Conquista, acionaram policiais do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) que rapidamente conduziram o suspeito com mandado de prisão por associação para o tráfico expedido pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa ao posto policial montado no evento.

Já o segundo homem que tentava curtir a festa era procurado pelo crime de homicídio. Ele também foi flagrado em um dos portais de abordagem, após alerta de 97% de semelhança, na noite do domingo (28), e conduzido por integrantes do DHPP ao posto da PC.

Fonte:Sociedade Online

Postar um comentário

0 Comentários