Rio está em estágio de mobilização por conta das chuvas

Rio está em estágio de mobilização, o segundo numa escala de cinco

Eduardo Paes se pronunciou a respeito das chuvas esperadas para este fim de semana no Rio. O prefeito afirma que as orientações de evitar longos deslocamentos seguem para a população. A cidade segue em estágio de mobilização, o segundo numa escala que vai até cinco.

— A gente está sempre na lógica que prevenir é melhor do que remediar. Estou aqui há um tempo já e não é normal apontarem tantos riscos, tantos problemas. Então, a gente mantém o estágio de mobilização, com os órgãos prontos para agir, mas precisamos da colaboração da população. A tendência é de chuva fraca a moderada nas próximas 48 ou 72 horas — disse Paes.

Segundo o prefeito, a noite passada foi melhor do que esperavam os meteorologistas:

— A pré-frontal, que viria antes da frente fria, acabou não afetando muito a cidade, foram pontos muito isolados de chuva, sem maiores consequências. Nós, ao longo da madrugada, sabendo que as chuvas continuariam hoje já na parte da manhã e ao longo do dia, entendemos melhor a decisão de suspender aulas, decretar ponto facultativo. De alertar as pessoas para que setores da área privada também tomassem medidas para evitar deslocamentos na cidade.

Mais cedo, o prefeito havia publicado no "X", antigo Twitter, uma mensagem torcendo para que o Rio apareça em memes sobre chuvas fracas. Em entrevista, Eduardo Paes comentou:

— Tomara que esteja errada a meteorologia, tomara que aconteça o que aconteceu na noite de hoje (que vinha uma coisa grande e não veio). Vamos orar, torcer para isso, mas o nosso papel aqui é estar preparado, mobilizados e contar com a parceria da população. Ter chuvas fracas a moderadas nas próximas horas é bom, porque significa que não teremos aqueles pancadões que enchem tudo, mas tem um lado muito ruim, porque a chuva contínua encharca o solo, o que aumenta riscos de deslizamentos. Então, é muito importante que as pessoas, principalmente, nas comunidades, nas áreas já apontadas de risco, entendam que esse risco vai aumentando à medida que se tem acumulados muito grandes.

Como fica o tempo no Rio de Janeiro hoje?

A meteorologista chefe do sistema Alerta Rio, Raquel Franco, afirma que a previsão para as próximas horas é de chuva moderada a forte para a capital, que se estende ao longo do dia.

— O alerta vai até domingo. A gente prevê, ainda, até 200mm para a cidade do Rio nesse período. Uma chuva bem volumosa. Prevemos que, pelo menos em 24h, podemos passar de 150mm, que é mais que a média do mês de março.

Como fica o tempo no Rio de Janeiro no fim de semana?

Para sábado e para domingo a previsão é de chuva fraca a moderada ao longo do dia, e chuva forte no fim do dia. Segundo a meteorologista Raquel Franco, esta madrugada terá queda na temperatura, com mínimas prevista para 18 graus, o que representa um declínio de mais de 10 graus.

— Ontem, a gente teve temperaturas bem elevadas, a máxima foi de 40,6 graus. Foi a terceira maior temperatura do verão. Foi um dia bem quente. De madrugada, as temperaturas estavam em 29 graus, mas quando a frente chegar as temperaturas vão cair. Na próxima madrugada, teremos mínimas previstas para 18 graus.

Em qual bairro do Rio vai chover mais?

De acordo com Raquel Franco, não é possível saber, no momento, se algum bairro será mais afetado pela forte chuva. A previsão é de que seja mais intensa entre o fim da manhã e o início da noite.

Num balanço divulgado pelo Centro de Operações Rio (COR) nesta sexta, o Alto da Boa Vista teve o maior volume até o início da tarde, com 30mm nas últimas 24 horas. Os bairros tiveram registro fraco ou moderado pela manhã. 

Extra O Globo

Postar um comentário

0 Comentários