https://s2-extra.glbimg.com/Wri1og3I-gEQLHd13sNAOQM6Ldk=/0x0:4962x2752/888x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/5/T/aNOlenRY2lLkqRXo5KQg/113101431-es-rio-de-janeiro-rj-22-11-2025-campeonato-brasileiro-2025-35a-rodada.-f.jpg

Uma disputa ponto a ponto entre Flamengo e Palmeiras pelo título do Campeonato Brasileiro viu o rubro-negro se desgarrar na liderança e ter hoje seu primeiro match point. O time carioca pode se sagrar campeão se vencer o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e o Palmeiras perder para o Grêmio, em Porto Alegre — os jogos abrem a 36ª rodada, às 21h30. A equipe de Filipe Luís chegou a este posto por ser um raro “melhor em tudo” na era dos pontos corridos.

A vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino, no sábado, fez os cariocas chegarem a 74 pontos, enquanto os paulistas foram a 70 com o empate sem gols com o Fluminense. Portanto, neste cenário, o rubro-negro abriria sete pontos faltando duas rodadas, restando apenas seis pontos em jogo.

Saldo de 50 gols

Atualmente, são diversas estatísticas importantes que o Flamengo lidera: melhor ataque (73 gols marcados) e defesa (23 gols sofridos), com um expressivo saldo de 50; mais vitórias (22) e menos derrotas (cinco, empatado com o Cruzeiro). Ainda é o principal mandante — com 44 pontos e invicto em 18 jogos — e visitante do campeonato. Por fim, foi campeão simbólico do primeiro turno e também lidera o segundo.

O único a alcançar este feito nos 23 anos do Brasileirão de pontos corridos foi o Corinthians, em 2015: a equipe treinada por Tite foi campeã com 81 pontos gabaritando todos os quesitos.

Em 2018 e 2022, o Palmeiras faturou o título com grande domínio, mas não liderou todas as estatísticas como o Flamengo pode fazer esse ano, assim como o próprio time carioca não conseguiu na campanha de 2019, quando estabeleceu o recorde de pontos (90) na era de 20 clubes.

Caso seja campeão antecipadamente contra o Atlético, o rubro-negro ainda terá mais duas rodadas, contra Ceará e Mirassol, para confirmar a conquista do returno e sustentar as demais estatísticas.

O principal objetivo, o título, pode ser garantido em um momento crucial. Flamengo e Palmeiras se alternaram durante toda a campanha e alimentaram a possibilidade de elevar o patamar da disputa para a casa dos 90 pontos, o que acabou não acontecendo por conta de uma irregularidade nas últimas rodadas. Fatores como o desgaste físico e os desfalques na última data Fifa baixaram um pouco o ritmo da corrida, para a qual até o Cruzeiro se candidatou, mas também se atrapalhou com tropeços.

Desfalque certo

Para o jogo que pode ser decisivo, na Arena MRV, Léo Ortiz seguirá sendo desfalque para Filipe Luís. O zagueiro vivia a expectativa de ter alguns minutos para ganhar ritmo para a final da Libertadores, contra o Palmeiras, sábado (29), em Lima, Peru, mas ficou no Rio de Janeiro se recuperando de um estiramento ligamentar no tornozelo direito.

O camisa 3 treinou parcialmente com o grupo na manhã de ontem no Ninho do Urubu, mas ainda não reúne condições de jogo.

O time viajou à tarde para Belo Horizonte com quatro desfalques no total: além de Ortiz, Pedro segue se recuperando de fratura no antebraço direito e de lesão na coxa esquerda. Ele é dúvida para jogar no fim de semana. O volante Allan, que recentemente tratou uma fascite plantar, também ficou fora da viagem a Belo Horizonte, assim como o lateral-esquerdo Viña.

Galo desmotivado

Suspensos no último sábado, na vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino, Pulgar e Saúl estão de volta à lista de relacionados e reforçam a equipe. Filipe Luís terá o melhor à disposição e até De la Cruz, geralmente poupado em jogos na grama sintética, irá para a partida.

O adversário desta noite não chega nas melhores condições. Pelo contrário, amargou o vice-campeonato da Sul-Americana para o Lanús no fim de semana, ao ser derrotado nos pênaltis em Assunção, após jogar 120 minutos. O técnico Jorge Sampaoli tem dois problemas no time com a suspensão de Igor Gomes e o possível desfalque de Alan Franco, que atuou no sacrifício. Lesionados, Lyanco, Cuello e Júnior Santos também seguem fora. 

Fonte:Extra o Globo