A Polícia Civil da Bahia prendeu, na tarde de segunda-feira (08/12), Odvan Pereira de Santana, conhecido como “Aluno”, apontado como principal liderança do Comando Vermelho (CV) em Coração de Maria e cidades vizinhas.

Conforme apuração do Informe Baiano, a ação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Coração de Maria, com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina e de equipes da Polícia Militar catarinense, entre elas o BOPE/CATE e o Tático do 22º BPM.

O homem foi localizado na Comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, e preso por força de mandado expedido pela Vara Criminal da Comarca de Coração de Maria. A ordem judicial faz parte de investigações que apuram feminicídio, tentativa de homicídio qualificado e crimes ligados à atuação de facção criminosa.

Mesmo morando fora da Bahia, Odvan mantinha o comando da facção na região. Sob o nome “Tropa do Aluno”, o grupo executava rivais, cobrava disciplina interna e enviava recados para intimidar moradores.

Entre os casos mais graves investigados está o feminicídio de Rebeca Barbosa, em outubro de 2025. De acordo com o inquérito, o líder teria autorizado a execução por telefone, após pedido de um subordinado.

As investigações mostram que o braço do Comando Vermelho na região possuía estrutura semelhante ao comando nacional: atuação em mais de um município, hierarquia definida, uso de aplicativos para ordenar execuções, sequestros, ameaças e ações de ocultação de provas.

Odvan funcionava como uma espécie de “tribunal do crime”, responsável por decisões internas e autorização de mortes.

A cooperação entre os estados e do trabalho de inteligência, foram fundamentais, de acordo com a fonte do IB, para mapear os deslocamentos do investigado e chegar ao endereço onde ele estava escondido. O preso deve ser transferido para a Bahia, onde ficará à disposição da Justiça.

Fonte:Informe Baiano