https://midias.correio24horas.com.br/2026/06/22/motociclista-morreu-na-pituba-3313173-article.webp

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador instaurou, na segunda-feira (22), um procedimento administrativo para apurar a suposta demora no atendimento do motociclista que morreu em acidente na Pituba. Os agentes envolvidos foram afastados.

De acordo com a pasta, a medida tem caráter exclusivamente administrativo. "Não constitui aplicação de penalidade nem representa prejulgamento quanto à eventual responsabilização dos profissionais envolvidos, que permanecerão à disposição da Administração para prestar esclarecimentos e atender às diligências da instrução processual", diz trecho do comunicado.

O motociclista, identificado como Josair Perrone Júnior, morreu na manhã de segunda-feira (22) após um acidente na Avenida Manoel Dias da Silva. Ele atuava como segurança no bairro.

Familiares e testemunhas afirmam que houve demora no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Demorou demais, meu primo, foi 6h15, estava falando. Puxou papelão para ficar deitado. Mais de 2h, chegou agora”, disse o primo Fábio Rodrigues de Souza em entrevista à TV Bahia.

Outra testemunha destacou que o motociclista estava vivo após o acidente. “Ele mesmo arrastou o papelão e botou debaixo dele”, reforçou. “A demora da Samu. Se fosse filho de um rico...”.

Ainda segundo relatos, outro motociclista que presenciou o acidente chegou a ir até uma base próxima do Samu para pedir ajuda. “Esse motociclista foi duas vezes na base pedir ajuda e nada”, afirmaram.

Uma mulher que esteve no local relatou que ligou para o Samu por volta de 15 minutos para 7h. “Um descaso total, ele estava vivo, falando, respirando, pedindo para tirar a moto de cima dele, mas ninguém podia mexer. Total descaso”.

A equipe do Samu chegou ao local pouco depois das 8h e os médicos confirmaram que o motociclista estava morto. A SMS lamentou a morte do motociclista e informou que abriu um procedimento de auditoria interna para checar o passo a passo do acionamento e envio da ambulância.

A Polícia Militar e a Transalvador estiveram no local para garantir segurança e isolar o local. A perícia ainda será feita no local do acidente e a investigação ficará por conta da Polícia Civil.

Nota da SMS na íntegra

"A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reafirma seu profundo pesar pela morte do motociclista envolvido no acidente registrado na manhã desta segunda-feira (22), na Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, e se solidariza com os familiares e amigos da vítima neste momento de dor.

Diante da gravidade do caso, a SMS informa que foi instaurado, ainda na segunda-feira (22), o procedimento administrativo destinado à apuração rigorosa de todas as circunstâncias relacionadas à ocorrência, incluindo o fluxo de acionamento, regulação, despacho e atuação operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Como medida administrativa cautelar e preventiva, foram afastados da escala operacional de intervenção os profissionais vinculados às unidades móveis SC55, PB67 e PB68 relacionadas à ocorrência. A medida tem caráter exclusivamente administrativo, não constitui aplicação de penalidade nem representa prejulgamento quanto à eventual responsabilização dos profissionais envolvidos, que permanecerão à disposição da Administração para prestar esclarecimentos e atender às diligências da instrução processual.

A SMS reforça que, se forem constatadas falhas, omissões, negligência ou qualquer conduta incompatível com os protocolos assistenciais, operacionais e deveres funcionais do serviço, os responsáveis serão devidamente identificados e responsabilizados, com a adoção das medidas cabíveis, nos termos da legislação e das normas da administração pública.

A Secretaria ressalta que o SAMU Salvador é um serviço essencial, que há 21 anos atua de forma ininterrupta na preservação de vidas, no atendimento de urgência e emergência e no socorro diário à população. Justamente por reconhecer a relevância e a confiança depositada nesse serviço, a SMS reafirma que não admitirá condutas incompatíveis com a missão do SAMU e que toda apuração será conduzida com a seriedade necessária, inclusive para resguardar a integridade, a credibilidade e a missão do próprio serviço."

Correio