Banheiro “fraldão” volta a ser instalado em Copacabana para o Réveillon

André Muzell/R7
Banheiro "fraldão" é holandês e foi utilizado pela primeira vez no Rio no Carnaval de 2010


Publicidade

Para evitar o xixi na rua durante o Réveillon em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, a prefeitura espalhou pela orla banheiros químicos em seis bolsões. Entre os equipamentos foram instalados os “fraldões”, banheiros holandeses que protegem com uma pequena porta somente parte do corpo do usuário. Só os homens têm esse tipo de banheiro à disposição.

Durante o Carnaval de 2010 o banheiro holandês causou polêmica, já que era a primeira vez que esse tipo de equipamento era utilizado no Rio. A ideia foi aprovada e a prefeitura voltou a instalar os “fraldões” para evitar que a ação dos mijões em árvores, postes e até mesmo na areia de Copacabana. Quem for flagrado fazendo xixi na rua é preso em flagrante por ato obsceno.

Para Vitor Midlej a ideia deste banheiro público masculino é interessante. Ele diz que não sentiu vergonha em usar e que pode melhorar a situação na orla da praia já que muita gente muita usa a rua por falta de banheiro.

- A gente fica mais tranquilo. Fazer xixi na rua dá cadeia e com esses banheiros essa situação pode ser e evitada.

As mulheres não podem utilizar esse banheiro, mas não tem como evitar passar por eles e ver os homens fazendo xixi, com boa parte dos corpos expostos. Uma delas, que não se identificou, disse ficar envergonhada com a cena, mas gostou da novidade.

- Os banheiros poderiam ser melhor estruturados, mas é melhor ver isso do que um monte de homem fazendo xixi na rua.

Como funciona

Cada “fraldão” tem quatro divisórias e capacidade para 450 litros de urina -1.500 utilizações- e pesa 85 kg.

O banheiro não pode ser chamado de químico, já que não há uso de nenhum produto onde os dejetos ficam depositados. A pequena porta do equipamento é uma adaptação para o Rio, já que na Europa esse tipo de mictório não tem a portinhola

Postar um comentário

0 Comentários