Praias lotadas exigem atenção redobrada no 1º dia do ano

Mais um ano começa, e, para aproveitar bem o primeiro dia de 2011, como é de costume, muita gente vai à praia. Por conta disso, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) faz recomendações aos banhistas a fim de evitar acidentes no Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro.

Para evitar o afogamento, o chefe do setor de treinamento da Salvamar, Glauco Bastos, salienta que ao decidir nadar, além de ter preparo físico, o banhista deve moderar na quantidade de álcool e ter cuidados com os alimentos pesados. “Quem bebe costuma ficar eufórico e perder a precaução. Cerca de 60% a 70% dos afogamentos acontecem por causa da ingestão de álcool”, informa o chefe de treinamentos da Salvamar, que acrescenta: “De estômago cheio também não é aconselhado, porque, ao vomitar dentro d’água, a pessoa pode se afogar”, completa.

Marco Aurélio Martins / ag. A TARDE

Bastos alerta, também, sobre outros riscos que nesta época, por conta das festas, são comuns de acontecer, como cortes profundos provocados por cacos de vidro de garrafas de espumante, que muitas vezes são deixadas na areia e podem se quebrar.

Na região da Barra, Bastos orienta que são comuns os acidentes causados por mergulhos em áreas profundas e com pedras, que podem levar o banhista à morte ou à paralisia. “Vem muita gente de fora, que não conhece o mar da Barra, mergulha de cabeça e acontecem os acidentes”, avisa.

Crianças – Paias lotadas, muitos pais querendo aproveitar o feriado ao lado dos filhos, resultado: um local propício para as crianças se perderem. E, para não estragar o dia, é preciso redobrar a atenção com os pequenos. “Eles seguem uma pipa que chama a atenção ou são levados pela água para outra direção do mar e, quando notam, não sabem voltar”, alerta o treinador.

Bastos alerta os pais: locais rasos também oferecem riscos aos pequeninos. “Uma criança de 2 anos, por exemplo, pode se afogar à beira-mar”, explicou ele, que considera inadmissível que uma criança nessa faixa etária entre no mar sem a companhia de um adulto.


Dicas para garantir a segurança no mar

1 – Escolha locais próximos aos postos da Salvamar, vá à praia depois das 8h30 e saia antes das 17h30 – período de funcionamento do serviço

2 – Modere na bebida alcoólica para não ficar “corajoso demais” e perder a prudência

3 – Escolha alimentos leves, mas, se acabar exagerando, espere um tempo para a digestão

4 – Não mergulhe de cabeça, principalmente se o local não for familia

Postar um comentário

0 Comentários