Queniana Timbilili vence corrida de São Silvestre pela segunda vez e quebra recorde da prova


Michel Schincariol/Perspectiva/AE

Alice Timbilili comemora ao cruzar a linha de chegada na primeira posição na avenida Paulista

A queniana Alice Timbilili se sagrou nesta sexta-feira (31) bicampeã da corrida de São Silvestre. A africana, que já tinha vencido a prova em 2007, fechou os 15 quilômetros em 50min19s, seis segundos à frente da brasileira Simone Alves da Silva, que ficou na segunda colocação.


Marílson sobra na prova masculina e vence com folga

Com a marca, Timbilili quebrou o recorde da prova, que era de 50min26, da queniana Hellen Kimayio. A terceira posição ficou com a queniana Eunice Kirwa, seguida pela brasileira Cruz Nonata da Silva.

No início da prova, a equatoriana Diana Andrade tentou assumir a primeira colocação no final da rua da Consolação e apertou o ritmo na avenida Ipiranga, ainda em descida. Atrás dela, o bloco queniano pressionava.

Andrade chegou a abrir cerca de cinco metros das rivais, mas não aguentou por mais de um quilômetro e foi facilmente alcançada. As quenianas Alice Timbilili e Eunice Kirwa mostraram força e assumiram a primeira posição logo no início, junto com um primeiro pelotão que tinha cerca de dez atletas.

A melhor brasileira nos primeiros quilômetros foi Simone Alves da Silva, que acompanhava Timbilili e Kirwa. Cruz Nonata da Silva também conseguia acompanhar o ritmo das africanas, que foi forte desde o início.

Contudo, Timbilili apertou o ritmo ainda antes da metade da prova e, na chegada do Memorial da América Latina, ela já tinha cerca de 100 m de liderança sobre Kirwa, que também abriu uma boa distância para as brasileiras.


“Sobrando” na prova, Timbilili continuou na frente após a metade da disputa. Na marca dos 10 km, ela ostentava uma liderança tranquila. Ela manteve a frente na subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio, com Simone na segunda posição(Bahiana de Jacobina ), Kirwa em terceiro e Cruz Nonata em seguida.

Durante a subida, a brasileira conseguiu se aproximar de Timbilili, mesmo aparentando estar mais cansada. Contudo, a queniana mostrou estar bem preparada e aguentou a pressão para conquistar o bi.

Postar um comentário

0 Comentários