https://gestor.deolhonacidade.net/assets/aead3faa-690f-4110-857a-6bfb9e4c06b8?width=800&quality=70

O interno que havia se evadido do Conjunto Penal de Feira de Santana na última quarta-feira (17) foi recapturado na manhã deste domingo (21) por equipes da Polícia Penal. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap).

Identificado como Edson Mascarenhas Primo, o custodiado cumpria pena em regime semiaberto e exercia atividades laborativas de manutenção dentro da unidade prisional, conforme previsto na legislação. No momento em que deixou o estabelecimento penal, ele realizava um reparo na rede elétrica de um dos pavilhões do presídio.

De acordo com a Seap, o caso é caracterizado como evasão, e não fuga. Isso porque o interno possuía autorização para circular em razão do regime semiaberto e das atividades laborais desempenhadas no local. A evasão ocorre quando o custodiado se afasta da unidade e não retorna conforme determinado pela Justiça.

Na ocasião, informações preliminares apontavam que Edson havia seguido em direção a uma área de mata pertencente ao Exército. Após a constatação da evasão, o Batalhão de Guardas da Polícia Militar, responsável pela segurança das guaritas da unidade, foi acionado e as buscas foram iniciadas.

Segundo a Seap, a localização do custodiado foi possível graças a um trabalho de levantamento de informações realizado pela Polícia Penal. Após ser encontrado, ele foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos legais cabíveis.

Em seguida, o interno foi reconduzido ao sistema prisional baiano, onde já se encontra novamente sob custódia do Estado.

Conforme apuração anterior do portal De Olho na Cidade, Edson Mascarenhas Primo cumpre pena pelo crime de roubo e já havia cumprido aproximadamente metade da pena determinada pela Justiça. A recaptura encerra as buscas iniciadas após a evasão registrada na última semana.